Treinadoras elogiam Seletiva: “Temos atletas prontos para entrar na equipe imediatamente”
14 de agosto de 2025
Treinadoras da seleção brasileira de bobsled Joanne Manning e Nicola Minichiello (Foto: Rafael Zito/CBDG)
A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) concluiu a fase de testes que vai definir o novo integrante da equipe masculina de bobsled do Brasil. Durante dois dias de intensa avaliação no Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR-SP), 21 atletas mostraram força, velocidade e talento diante das treinadoras britânicas Joanne Manning e Nicola Minichiello, responsáveis pela condução das atividades. Nesta quinta-feira (14), as profissionais farão a escolha do aprovado, nome que será anunciado nesta sexta-feira (15).
Para Nicola Minichiello, o nível alcançado nesta seletiva foi o mais alto já registrado pela CBDG. “Os testes foram muito bons, do nível mais alto em performance que a CBGG já teve, o que foi fenomenal faltando seis meses para os Jogos Olímpicos. Temos alguns atletas com talento para entrar na equipe imediatamente, o que é incrível. Outros ainda precisam de crescimento e mais tempo, mas têm potencial para integrar o time no próximo ano. Temos também um rapaz muito talentoso, de 17 anos, que veio pela primeira vez. No geral, foi fantástico”, disse a técnica.
Já Joanne Manning destacou a importância estratégica dessa análise detalhada. “Após esses dois dias, cada teste nos dará uma visão geral do que pudemos ver em cada atleta, avaliando velocidade, potência e força, para sabermos qual esporte é mais indicado: bobsled ou skeleton. Hoje, mais pessoas compreendem essas modalidades devido aos resultados obtidos, e isso estimula novos atletas a experimentarem. Quanto mais sucesso, mais gente quer praticar e melhor fica o nível, o que é perfeito para o crescimento dos esportes de inverno no Brasil”, comentou a treinadora.
Quinta-feira (14) com treino da seleção brasileira
Após dois dias de testes, a quinta-feira foi marcada por um treino dos atletas que já integram a seleção brasileira. Marcaram presença os dois pilotos Edson Bindilatti e Gustavo Ferreira e os demais integrantes Erick Vianna, Rafael Souza e Luís Bacca. “Em março, no Campeonato Mundial deste ano, os garotos ficaram em 8º ou 9º mais rápido do mundo. Agora, todos estão muito melhores. O nível físico da equipe atual é maior, os atletas que vão se juntar ao time serão de nível superior. Até os Jogos Olímpicos, espero que eles estejam entre os mais rápidos do mundo”, concluiu a técnica Nicola Minichiello.
Os testes da Seletiva Nacional de Bobsled de 2025 aconteceram em dois dias. No primeiro, a atenção esteve voltada para habilidades essenciais da modalidade, como força, explosão, potência e agilidade. Os atletas encararam lançamentos de medicine ball com três pesos diferentes, testes de salto vertical e sprints de 30 metros. Já no segundo, a programação incluiu saltos horizontais, saltos em distância parado, triplos em pé e saltos unipodais, finalizando com provas de força no power clean e snatch bench.
O resultado final será revelado nesta sexta-feira (15), em São Caetano do Sul (SP), durante a Seletiva Nacional de Bobsled. A partir das 9h, o evento aberto à imprensa definirá o último integrante da equipe masculina, que seguirá em busca da classificação aos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina-2026. Os jornalistas terão uma experiência imersiva no universo da modalidade com uma simulação prática da largada, em que os profissionais de mídia poderão vivenciar o empurrão do trenó oficial da seleção brasileira ao lado dos atletas.
Recomendados:
06/10/2025
Torneio Ice Brasil abre corrida do Ranking Nacional de Curling
Torneio Ice Brasil distribuiu os primeiros pontos do Ranking Nacional de Curling 2025
Ler mais
05/10/2025
Eldorado Vipers é campeão do Brasileiro Feminino de Hockey no Gelo 2025
Saindo atrás no placar, o Vipers buscou a virada ainda no segundo período e criou uma margem diante do Ozone para conquistar o título inédito. Rhinos fatura o bronze
Ler mais
05/10/2025
Vipers e Ozone farão a final do Brasileiro Feminino de Hockey no Gelo
Após seis rodadas, Eldorado Vipers e Ozone se classificaram para a final do Campeonato Brasileiro Feminino de Hockey no Gelo 2025
Ler mais