Semifinalista, Lucas Koo vence final B dos 500m na Copa do Mundo Júnior

23 de fevereiro de 2025
Lucas Koo

Lucas Koo fez boa largada na final B e assumiu a liderança antes da primeira curva (Foto: Marina Ziehe/COB)

Lucas Koo esteve em ação neste domingo (23) nos 500m da Etapa de Quebec City da Copa do Mundo Júnior de patinação de velocidade em pista curta, no Canadá. Ele entrou na pista três vezes e sua primeira aparição foi nas quartas de final, terminando na segunda posição de sua bateria. Na semifinal, o brasileiro cruzou a linha de chegada em terceiro e, com isso, participou da final B. Em sua última participação no dia, o patinador que representa o Brasil fez boa largada e assumiu a liderança na primeira curva e não perdeu mais, vencendo a disputa.

Trajetória nos 500m em Quebec City

A primeira largada de Lucas Koo neste domingo aconteceu na disputa de quartas de final dos 500m. Ele apareceu na segunda posição logo no começo, atrás do canadense Mathieu Pelletier. A situação se manteve na segunda e terceira voltas e não foi mais alterada até o desfecho da prova. O brasileiro fechou o trajeto em 41s796. Na semifinal, o brasileiro reencontrou o atleta do Canadá e ficou atrás dele de novo após a primeira volta, cenário que persistiu após a segunda.

Entre a segunda e a terceira voltas, Lucas Koo acabou sendo superado também pelo sul-coreano Minwoo Kim. Daí em diante as colocações não foram mais modificadas e o brasileiro concluiu os 500m da semifinal em terceiro, em 42s829. Com esse resultado, o patinador do país se classificou para a final B, disputa que dominou do início ao fim. O chinês Minshuo Tian largou na posição mais privilegiada, no entanto, Lucas Koo foi mais rápido na velocidade de reação e assumiu a liderança antes mesmo da primeira curva.

Com o bom começo, Lucas Koo permaneceu na dianteira na primeira volta e viu acontecer um acidente entre dois atletas que brigavam pelo segundo lugar. Dinmukhamed Tazhibay, do Cazaquistão, veio com tudo por dentro e tentou ultrapassar o húngaro Dominik Major, que não permitiu. Desta forma, o contato entre eles foi inevitável e ambos caíram e deixaram a prova. Bem na prova, o brasileiro passou a abrir vantagem e venceu a final B com tranquilidade com tempo de 42s574

Medalhistas de ouro e prata enfrentaram Lucas Koo

Vencedor das baterias de quartas e semifinal com a presença de Lucas Koo, o canadense Mathieu Pelletier foi o campeão dos 500m da Etapa de Quebec City da Copa do Mundo Júnior de patinação de velocidade em pista curta. O vice-campeão também esteve no caminho do brasileiro na semifinal. A medalha de prata acabou no peito do sul-coreano Minwoo Kim. E quem completou o pódio foi mais um representante da casa. Victor Chartrand, do Canadá, ganhou o bronze.

Recomendados:

13/11/2023

Programação: Novembro 2023

Confira as competições do mês com participação de atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.

Ler mais

14/08/2025

Treinadoras elogiam Seletiva: “Temos atletas prontos para entrar na equipe imediatamente”

A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) concluiu a fase de testes que vai definir o novo integrante da equipe masculina de bobsled do Brasil. Durante dois dias de intensa avaliação no Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR-SP), 21 atletas mostraram força, velocidade e talento diante das treinadoras britânicas Joanne Manning… Leia mais »

Ler mais

13/08/2025

Seletiva Nacional de Bobsled encerra fase de testes com avaliações positivas

A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) concluiu nesta quarta-feira (13) o segundo e último dia de testes da Seletiva Nacional de Bobsled, etapa decisiva que definirá o novo integrante da seleção brasileira da modalidade. A programação começou no período da manhã, com provas voltadas à potência e explosão: saltos horizontais, saltos em distância… Leia mais »

Ler mais

12/08/2025

Primeiro dia de testes da Seletiva Nacional de Bobsled reúne 21 atletas

A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) deu início nesta terça-feira (12) ao primeiro dia de testes da Seletiva Nacional de Bobsled. Ao todo, 21 atletas participaram das avaliações físicas, que vão definir o novo integrante da equipe brasileira da modalidade. As atividades desta etapa inaugural exigiram alto desempenho físico dos competidores, que foram… Leia mais »

Ler mais