Primeiro dia de testes da Seletiva Nacional de Bobsled reúne 21 atletas
12 de agosto de 2025
O piloto Gustavo Ferreira no primeiro dia de testes da Seletiva Nacional de Bobsled (Foto: Rafael Zito/CBDG)
A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) deu início nesta terça-feira (12) ao primeiro dia de testes da Seletiva Nacional de Bobsled. Ao todo, 21 atletas participaram das avaliações físicas, que vão definir o novo integrante da equipe brasileira da modalidade. As atividades desta etapa inaugural exigiram alto desempenho físico dos competidores, que foram submetidos a lançamentos de medicine Ball, com três pesos diferentes, testes de saltos verticais e provas de velocidade com sprints de 30 metros.
“Primeiro dia bem interessante”
Os testes deste primeiro dia foram conduzidos e avaliados pelas duas treinadoras estrangeiras da equipe brasileira. As britânicas Joanne Manning e Nicola Minichiello estiveram em ação no Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR-SP) junto com os 21 atletas e mais integrantes da CBDG. O objetivo era avaliar força, explosão, potência e agilidade, habilidades essenciais para o esporte. O piloto Edson Bindilatti destacou a qualidade dos participantes e a importância de identificar novos talentos para fortalecer a seleção nacional.
“Esse primeiro dia foi bem interessante, não só pra mim, mas também para as treinadoras Joe e Nick, que são britânicas e estão acompanhando os testes. Vimos bons atletas e acreditamos que conseguiremos selecionar três ou quatro para iniciar um trabalho. Começamos bem o primeiro dia e amanhã a gente tem testes de saltos. Gostei de ver vários atletas na Seletiva porque nosso objetivo é formar uma equipe muito competitiva para chegar aos Jogos Olímpicos e conquistar um resultado marcante para o Brasil”, afirmou.
Já o piloto Gustavo Ferreira reforçou o crescimento do bobsled no Brasil e a motivação dos competidores. “Tem novos talentos aqui na seletiva, um pessoal bem empenhado em integrar a equipe. Cada vez mais o esporte cresce, mais pessoas se interessam e a visibilidade aumenta, especialmente com a proximidade dos Jogos Olímpicos. Agora é ver como será o desempenho dos atletas esperar o resultado na sexta-feira para saber qual deles integrará a equipe na próxima temporada”, comentou.
Segundo dia nesta quarta-feira (13)
A seletiva segue nesta quarta-feira (13), quando serão realizados testes de saltos horizontais, salto em distância parado, salto triplo em pé, além de cinco saltos unipodais com cada perna no período da manhã. O encerramento acontecerá na parte da tarde com as avaliações de força no Power Clean e Snatch Bench. Por fim, na sexta-feira (15), a cidade de São Caetano do Sul (SP) será palco de um momento decisivo para o Bobsled brasileiro. A partir das 9h, a CBDG realiza evento para anunciar o resultado da Seletiva Nacional de Bobsled.
O resultado colocará um desses atletas como último nome da equipe masculina na busca por vaga nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026. O evento será aberto à imprensa e oferecerá uma experiência imersiva no universo da modalidade, com uma simulação prática da largada, em que os profissionais da mídia poderão vivenciar o empurrão do trenó oficial da seleção brasileira, ao lado dos atletas. Além disso, o evento terá um bate-papo com Edson Bindilatti e contará com a presença de Emilio Strapasson, presidente da CBDG.
Lista de atletas que participaram
André Luiz da Silva; Breno Gonçalves; Bryan Gonçalves; Célio Miguel da Silva; Cleiton Sabino; Eduardo Strapasson; Erick Vianna Jeronimo; Fernando Pereira Filho; Gabriel dos Santos Silva; Guilherme Cardoso Lima; Gustavo dos Santos Ferreira; Isaac da Silva Rocha; Lucas de Oliveira Gonçalves; Lucas Fernandes; Luis Filipe de Souza; Luís Henrique Gonçalves; Rafael Barbosa; Rafael Souza da Silva; Rafael Borges; Tauler Zatti; Thiago Henrique Ferreira; Victor Almeida Araujo.
Recomendados:
06/10/2025
Torneio Ice Brasil abre corrida do Ranking Nacional de Curling
Torneio Ice Brasil distribuiu os primeiros pontos do Ranking Nacional de Curling 2025
Ler mais
05/10/2025
Eldorado Vipers é campeão do Brasileiro Feminino de Hockey no Gelo 2025
Saindo atrás no placar, o Vipers buscou a virada ainda no segundo período e criou uma margem diante do Ozone para conquistar o título inédito. Rhinos fatura o bronze
Ler mais
05/10/2025
Vipers e Ozone farão a final do Brasileiro Feminino de Hockey no Gelo
Após seis rodadas, Eldorado Vipers e Ozone se classificaram para a final do Campeonato Brasileiro Feminino de Hockey no Gelo 2025
Ler mais