Presidente Emílio Strapasson é escolhido Chefe de Missão para Milão e Cortina 2026

6 de fevereiro de 2025
Emílio Strapasson Foto: COB

(Foto: COB)

Daqui um ano, no dia 6 de fevereiro de 2026, acontece a Cerimônia dos Jogos Olímpicos de Inverno em Milão-Cortina D’Ampezzo na Itália. Com Nicole Silveira e Edson Bindilatti, o Brasil busca marcas históricas e um inédito pódio olímpico em esportes de inverno. Para consolidar essa ascensão dos esportes no gelo, o presidente da CBDG, Emílio Strapasson, foi escolhido como chefe de missão da delegação brasileira.

“Queríamos buscar um profissional que fosse capaz de chefiar a equipe, que está à frente dos atletas e que fosse uma pessoa que tivesse conhecimento na modalidade. É importante você ter esse conhecimento, tanto no gelo quanto na neve. E aí, com o conhecimento, nós conseguimos até um profissional que é quase local na área, mas está praticamente em casa. Então eu queria convidar para chefiar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno, Emílio Strapasson, presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo”, declarou Marco La Porta, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) em evento de 1 ano até a Olimpíada.

Como ex-atleta de skeleton e gestor, Emílio vê a responsabilidade de liderar a delegação brasileira como missão de servir e ajudar o atletas e comissões em Milão e Cortina em 2026. “Eu acho que é um trabalho a mais, um trabalho complementar. Mas eu digo que não é só um trabalho, é uma missão. Eu fico lisonjeado, eu fico muito feliz com a confiança do Comitê Olímpico do Brasil, do presidente Marco La Porta, que entendeu que a gente pode prestar esse serviço para os atletas. Nosso trabalho é preparar tudo para que eles cheguem lá e realizem os sonhos, e que possam performar no seu máximo, no maior evento esportivo da face da Terra, que são os Jogos Olímpicos”, comentou Strapasson.

Nicole Silveira e Edson Bindilatti lideram Brasil no Gelo na Itália

Nunca na história o Brasil obteve tantos bons resultados como no ciclo de Milão e Cortina 2026. Nicole Silveira, atleta do skeleton, vive seu melhor momento da carreira e da vida, foi a primeira a subir ao pódio em Copa do Mundo, com bronze em St. Moritz, na Suiça, ainda em 2024. No ano pré-olímpico, ela foi campeã do Pan-Americano de skeleton e vai em busca de um pódio inédito no Campeonato Mundial na mesma pista, em Lake Placid, no início de março. Ela é top-5 do ranking mundial e tem tudo para surpreender adversárias.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por CBDG (@icebrasil)

Já Edson Bindilatti é a experiência em pessoa. Dono de cinco participações olímpicas, quer levar o trenó brasileiro do bobsled para Itália mais uma vez. Em Pequim o piloto liderou o quarteto que foi top-20 pela primeira vez na história. Nesta temporada já foi campeão do circuito da Copa América e está pronto para levar o bobsled brasileiro a mais excelentes resultados na Olimpíada após o time receber um novo trenó para treinos e competições.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por CBDG (@icebrasil)

Recomendados:

13/11/2023

Programação: Novembro 2023

Confira as competições do mês com participação de atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.

Ler mais

05/09/2025

Brasil realiza primeiro treinamento do Polo de Desenvolvimento de Luge em Lyon

Atividade contou com quatro jovens atletas, treinador francês Thomas Girod e apoio de Bruno Aguiar Valadão A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) deu um passo histórico para o desenvolvimento do Luge no Brasil. Nesta semana, foi realizado em Lyon (FRA) o primeiro treinamento oficial do Polo de Desenvolvimento de Luge, em parceria com… Leia mais »

Ler mais

03/09/2025

Patricia Okada é a nova técnica da seleção brasileira de hockey feminino

A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) anunciou que Patricia Okada, ex-atleta da seleção brasileira de hockey, será a nova técnica da equipe adulta feminina a partir da temporada 2025. A mudança representa um marco importante em sua trajetória, consolidando uma transição de carreira de atleta para treinadora. Patricia já terá uma responsabilidade imediata:… Leia mais »

Ler mais

03/09/2025

CBDG recebe em setembro o ISU Visiting Coach 2025 com Julian Yee. Inscreva-se!

A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), em parceria com a União Internacional de Patinação (ISU), promove pelo segundo ano consecutivo o projeto “ISU Visiting Coach 2025”. A iniciativa, que conta ainda com o apoio de países da América do Sul, será realizada entre os dias 23 e 27 de setembro, no Centro de… Leia mais »

Ler mais