Pista olímpica de Cortina D’Ampezzo recebe primeiras descidas
29 de março de 2025
(Foto: FIL)
Nesta semana, aconteceram os primeiros testes da nova Pista Eugenio Monti. A instalação em Cortina D’Ampezzo recebeu os Jogos Olímpicos de Inverno de 1956 e, após ficar 17 anos desativada, foi remodelada para receber a Olimpíada do próximo ano. A obra demorou para ser iniciada, mas as descidas dos últimos dias indicam que ela estará apta para receber as provas de bobsled, luge e skeleton de Milão-Cortina 2026.
O plano inicial do Comitê Organizador era de uma reforma completa na Pista Eugenio Monti, mudando grande parte do seu traçado. Mas preocupações com o custo da obra atrasaram o seu início, enquanto avaliavam a possibilidade da disputa das modalidades de trenó acontecerem fora da Itália. No fim das contas, o Ministério do Esporte italiano bancou a reforma, que iniciou com um cronograma apertado. Havia a possibilidade da pista de Lake Placid ser utilizada como plano B, caso não desse tempo de fazer a pré-homologação da pista de Cortina até o final de março. Mas com os testes dessa semana, a próxima Olimpíada de Inverno segue 100% em solo italiano.
A nova pista de Cortina D’Ampezzo tem 1730m e 16 curvas, com expectativa de uma velocidade máxima de 145 km/h. Participaram dos testes 60 atletas luge, bobsled ou skeleton de 12 países diferentes. O medalhista olímpico do luge Dominik Fischnaller e o piloto de skeleton Mattia Gaspari, nascido em Cortina, foram os responsáveis pelas primeiras descidas.
Recomendados:
13/11/2023
Programação: Novembro 2023
Confira as competições do mês com participação de atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.
Ler mais
27/05/2025
CBDG com três representantes em curso do Comitê Paralímpico Brasileiro
A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) participou nesta terça-feira (27) do encerramento do curso de formalização de convênios e prestação de contas do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Foram dois dias de evento, com o primeiro deles na segunda-feira (26), e, em ambos, a entidade máxima dos esportes no Brasil esteve presente com três… Leia mais »
Ler mais
27/05/2025
Brasil participa do Congresso Anual da Federação Internacional de Hockey no Gelo
O hóquei brasileiro segue fortalecendo sua presença no cenário internacional. Emilio Strapasson, presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), e Salvador Ferreira, diretor técnico de hockey da entidade, estiveram em Estocolmo, na Suécia, e participaram do Congresso Anual promovido pela International Ice Hockey Federation (IIHF). O evento aconteceu entre os dias 22 e… Leia mais »
Ler mais