Nicole Silveira ganha bronze inédito na Copa do Mundo
17 de novembro de 2024A temporada 2024/2025 da Copa do Mundo de Skeleton começou com um resultado histórico para o Brasil. Nicole Silveira conseguiu a sua melhor colocação em uma etapa do circuito mundial. A brasileira fez boas parciais nas suas duas descidas, principalmente na primeira metade da pista. E contando com uma mudança brusca na condição do gelo no final da competição, Nicole ganhou várias posições para terminar a prova em terceiro lugar. Essa é a primeira medalha da história do Brasil em uma Copa do Mundo de esportes de gelo.
Nicole Silveira fez uma boa largada na primeira descida, chegando a liderar a parcial nas oito primeiras curvas. Mas sendo a 15ª a descer na rodada inicial, ela viu a pista ficar mais lenta nas suas curvas finais, o que afetou a velocidade de várias atletas. A gaúcha perdeu tempo na metade de baixo da pista e concluiu a sua descida em 54s56. A marca deixou a brasileira em 13º lugar na primeira descida da etapa, 1s02 atrás da austríaca Janine Flock que foi a mais rápida com um tempo de 53s54.
Na segunda descida, Nicole Silveira novamente manteve uma boa velocidade na primeira parte da pista. Mas a brasileira teve alguns erros nas curvas finais, saindo da linha ideal e perdendo alguns centésimos de segundo. Ela fez um tempo de 53s98 e terminou com um total de 1min48s54. Porém, logo após a descida de Nicole, a condição do gelo piorou e várias atletas que viriam na sequência e que foram melhores na primeira rodada pioraram o seu tempo. Assim, a brasileira ganhou várias posições e terminou em terceiro lugar.
A britânica Amelia Coltman, que fez a segunda descida logo antes de Nicole Silveira, também se beneficiou da condição do gelo para fazer um bom tempo e terminar com um tempo total de 1min48s41, treze centésimos na frente da brasileira. Janine Flock, após liderar a primeira descida, mostrou toda sua experiência para se manter na zona do pódio e ficar em segundo lugar com 1min48s49.
Pyegonchang ainda teve mais uma prova da Copa do Mundo de skeleton, com Nicole Silveira conseguindo outro bom resultado. Na segunda prova na Coreia do Sul, a brasileira terminou na sexta colocação, com um tempo total de 1min46s01.
Com os bons resultados nas primeiras etapas da temporada, Nicole Silveira sai da Coreia do Sul como quarta colocada no ranking das Copas do Mundo, com 376 pontos. A liderança da corrida pelo Globo de Cristal é de Freya Tarbit, com 417 pontos. Na semana que vem, o circuito vai para Yanqing, na China, mas Nicole não vai participar da etapa, voltando a competir apenas no começo de dezembro na prova de Altenberg, na Alemanha.
Recomendados:
13/11/2023
Programação: Novembro 2023
Confira as competições do mês com participação de atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.
Ler mais
14/08/2025
Treinadoras elogiam Seletiva: “Temos atletas prontos para entrar na equipe imediatamente”
A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) concluiu a fase de testes que vai definir o novo integrante da equipe masculina de bobsled do Brasil. Durante dois dias de intensa avaliação no Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR-SP), 21 atletas mostraram força, velocidade e talento diante das treinadoras britânicas Joanne Manning… Leia mais »
Ler mais
13/08/2025
Seletiva Nacional de Bobsled encerra fase de testes com avaliações positivas
A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) concluiu nesta quarta-feira (13) o segundo e último dia de testes da Seletiva Nacional de Bobsled, etapa decisiva que definirá o novo integrante da seleção brasileira da modalidade. A programação começou no período da manhã, com provas voltadas à potência e explosão: saltos horizontais, saltos em distância… Leia mais »
Ler mais
12/08/2025
Primeiro dia de testes da Seletiva Nacional de Bobsled reúne 21 atletas
A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) deu início nesta terça-feira (12) ao primeiro dia de testes da Seletiva Nacional de Bobsled. Ao todo, 21 atletas participaram das avaliações físicas, que vão definir o novo integrante da equipe brasileira da modalidade. As atividades desta etapa inaugural exigiram alto desempenho físico dos competidores, que foram… Leia mais »
Ler mais