Nicole Silveira ganha bronze inédito na Copa do Mundo
17 de novembro de 2024A temporada 2024/2025 da Copa do Mundo de Skeleton começou com um resultado histórico para o Brasil. Nicole Silveira conseguiu a sua melhor colocação em uma etapa do circuito mundial. A brasileira fez boas parciais nas suas duas descidas, principalmente na primeira metade da pista. E contando com uma mudança brusca na condição do gelo no final da competição, Nicole ganhou várias posições para terminar a prova em terceiro lugar. Essa é a primeira medalha da história do Brasil em uma Copa do Mundo de esportes de gelo.
Nicole Silveira fez uma boa largada na primeira descida, chegando a liderar a parcial nas oito primeiras curvas. Mas sendo a 15ª a descer na rodada inicial, ela viu a pista ficar mais lenta nas suas curvas finais, o que afetou a velocidade de várias atletas. A gaúcha perdeu tempo na metade de baixo da pista e concluiu a sua descida em 54s56. A marca deixou a brasileira em 13º lugar na primeira descida da etapa, 1s02 atrás da austríaca Janine Flock que foi a mais rápida com um tempo de 53s54.
Na segunda descida, Nicole Silveira novamente manteve uma boa velocidade na primeira parte da pista. Mas a brasileira teve alguns erros nas curvas finais, saindo da linha ideal e perdendo alguns centésimos de segundo. Ela fez um tempo de 53s98 e terminou com um total de 1min48s54. Porém, logo após a descida de Nicole, a condição do gelo piorou e várias atletas que viriam na sequência e que foram melhores na primeira rodada pioraram o seu tempo. Assim, a brasileira ganhou várias posições e terminou em terceiro lugar.
A britânica Amelia Coltman, que fez a segunda descida logo antes de Nicole Silveira, também se beneficiou da condição do gelo para fazer um bom tempo e terminar com um tempo total de 1min48s41, treze centésimos na frente da brasileira. Janine Flock, após liderar a primeira descida, mostrou toda sua experiência para se manter na zona do pódio e ficar em segundo lugar com 1min48s49.
Pyegonchang ainda teve mais uma prova da Copa do Mundo de skeleton, com Nicole Silveira conseguindo outro bom resultado. Na segunda prova na Coreia do Sul, a brasileira terminou na sexta colocação, com um tempo total de 1min46s01.
Com os bons resultados nas primeiras etapas da temporada, Nicole Silveira sai da Coreia do Sul como quarta colocada no ranking das Copas do Mundo, com 376 pontos. A liderança da corrida pelo Globo de Cristal é de Freya Tarbit, com 417 pontos. Na semana que vem, o circuito vai para Yanqing, na China, mas Nicole não vai participar da etapa, voltando a competir apenas no começo de dezembro na prova de Altenberg, na Alemanha.
Recomendados:
13/11/2023
Programação: Novembro 2023
Confira as competições do mês com participação de atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.
Ler mais
05/09/2025
Brasil realiza primeiro treinamento do Polo de Desenvolvimento de Luge em Lyon
Atividade contou com quatro jovens atletas, treinador francês Thomas Girod e apoio de Bruno Aguiar Valadão A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) deu um passo histórico para o desenvolvimento do Luge no Brasil. Nesta semana, foi realizado em Lyon (FRA) o primeiro treinamento oficial do Polo de Desenvolvimento de Luge, em parceria com… Leia mais »
Ler mais
03/09/2025
Patricia Okada é a nova técnica da seleção brasileira de hockey feminino
A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) anunciou que Patricia Okada, ex-atleta da seleção brasileira de hockey, será a nova técnica da equipe adulta feminina a partir da temporada 2025. A mudança representa um marco importante em sua trajetória, consolidando uma transição de carreira de atleta para treinadora. Patricia já terá uma responsabilidade imediata:… Leia mais »
Ler mais
03/09/2025
CBDG recebe em setembro o ISU Visiting Coach 2025 com Julian Yee. Inscreva-se!
A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), em parceria com a União Internacional de Patinação (ISU), promove pelo segundo ano consecutivo o projeto “ISU Visiting Coach 2025”. A iniciativa, que conta ainda com o apoio de países da América do Sul, será realizada entre os dias 23 e 27 de setembro, no Centro de… Leia mais »
Ler mais