João Victor mostra boa evolução em projeto da ISU em parceria com a CBDG

30 de setembro de 2019

Foto: divulgação CBDG

No dia 21 de setembro, João Victor da Silva cravou o recorde brasileiro dos 1500m na patinação de velocidade, com o tempo de 1min57s04. O feito do paulista de 18 anos, que há 17 foi morar no Japão, indica a rápida evolução do atleta no projeto da ISU, em parceria com a CBDG, que o levou para treinar em Salt Lake City, nos Estados Unidos.

Treinando na excelente estrutura do Utah Olympic Oval desde o dia 29 de agosto, João Victor ficará até 29 de outubro treinando no local, onde além de desenvolver a patinação pôde encontrar outra brasileira. “Este período aqui irá alavancar e muito as minhas chances de bons resultados no Mundial. Está sendo de grande importância para adquirir experiência e melhorar meu condicionamento físico, pois esta é uma das melhores estruturas do mundo para patinação de velocidade. Além disso, aqui tenho contado com o grande suporte da Larissa Paes, que tem me ajudado muito com a adaptação ao cotidiano de treinamento, entrosamento com outros atletas e técnicos e até no cotidiano da cidade”, afirma.

A experiência nos Estados Unidos serve para João, também, como intercâmbio cultural. Nascido em São Paulo, o atleta mudou-se com apenas 1 ano de idade para o Japão. Alfabetizado em escola japonesa, vive em Seki, na província de Gifu, e há 13 anos não visita o Brasil. Um distanciamento que não o impede de querer representar e ajudar seu país. “Pretendo ir ao Brasil com algum projeto para apresentar a patinação de velocidade em escolas ou clubes para incentivar outros jovens. Meu objetivo é que o Brasil possa ter uma equipe com grandes atletas”, comenta.

Mas enquanto não põe essa ideia em prática, João Victor faz planos para a própria carreira de atleta. Dono de resultados expressivos na categoria júnior em solo japonês, tem como meta inicial participar do Mundial Júnior em fevereiro e alcançar o top 10. A longo prazo, pensa ainda maior: “Quero ser um atleta olímpico com chances de pódio.”

Recomendados:

13/11/2023

Programação: Novembro 2023

Confira as competições do mês com participação de atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.

Ler mais

21/02/2025

Lucas Koo avança às quartas de final na Copa do Mundo Júnior

Encerrando sua preparação para o Mundial de patinação de velocidade em pista curta, Lucas Koo disputa nesta semana a etapa de Quebec City da Copa do Mundo Júnior no Canadá. O brasileiro disputou as fases preliminares dos 500m e 1000m nesta sexta-feira (21) e avançou para as quartas de final nas duas distâncias. Lucas Koo… Leia mais »

Ler mais

19/02/2025

ESTÁ CHEGANDO O OPEN INTERNACIONAL DE PATINAÇÃO ARTÍSTICA NO GELO!

Mostre seu talento na Arena Ice Brasil! Estão abertas as inscrições para o Open Internacional de Patinação Artística no Gelo, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG)! Categorias Disponíveis:Níveis de Competição: Pré-Iniciante, Iniciante, Pré-Básico, Básico, Juvenil e Intermediário. Alta Performance: Novice Advanced, Junior e Senior. Adulto: Pré-Iniciante, Iniciante, Bronze, Prata, Ouro e Master…. Leia mais »

Ler mais

16/02/2025

Curling brasileiro treina na Finlândia antes do Mundial

Nosso time de curling em cadeira de rodas está na Finlândia para período de treinamentos antes do Campeonato Mundial de duplas mistas de curling em cadeira de rodas na Escócia, que será realizado entre os dias 10 a 16 de março. Com a coordenadora técnica Tatiani Garcia lidera time que tem quatro atletas, além de… Leia mais »

Ler mais