IBSF realiza primeiro treinamento na América Latina de salvaguarda no esporte em parceria com a CBDG

22 de agosto de 2025

A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) recebeu, no último dia 18 de agosto, na Arena Ice Brasil, em São Paulo, um treinamento especial sobre safeguarding (salvaguarda no esporte), promovido pela Federação Internacional de Bobsled e Skeleton (IBSF).

A atividade foi conduzida por Nicola Minichiello, referência internacional em salvaguarda na IBSF e com atuação também no Comitê Olímpico Internacional (COI). Esta foi a primeira capacitação presencial da IBSF sobre o tema realizada na América Latina, consolidando um marco importante para a comunidade esportiva no gelo.

Participantes e objetivos

O treinamento reuniu os coordenadores esportivos das modalidades de gelo da CBDG, profissionais que atuam diretamente com atletas e treinadores em períodos de treinos e competições. O encontro contou ainda com a presença do atleta de bobsled Erick Vianna, membro da Comissão de Atletas da CBDG.

A iniciativa foi organizada pela área de Desenvolvimento Esportivo e Educação da CBDG, responsável por liderar as ações de esporte seguro e de salvaguarda dentro da entidade.

Durante a capacitação, foram discutidos conceitos fundamentais sobre o que é salvaguarda no esporte, os diferentes tipos de abuso e assédio, além de orientações sobre como prevenir situações de risco e quais canais acionar para denúncias.

Compromisso com um esporte seguro

De acordo com a CBDG, a promoção de um ambiente seguro para a prática e o desenvolvimento esportivo é uma responsabilidade coletiva que envolve atletas, treinadores, árbitros, gestores e todos os membros da comunidade esportiva no gelo.

Nicola Minichiello apresentou, de forma objetiva e clara, pontos de atenção dentro e fora das pistas e rinques, reforçando a importância da prevenção e da atuação conjunta contra violações.

A CBDG agradece a oportunidade a Nicola Minichiello e também a IBSF por esse momento especial e extremamente necessário a todos pertencentes à comunidade dos desportos no gelo.

Recomendados:

13/11/2023

Programação: Novembro 2023

Confira as competições do mês com participação de atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.

Ler mais

21/09/2025

Arena Ice recebe grandes apresentações no Open Nacional de Patinação

Neste sábado (20), a Arena Ice, em São Paulo, recebeu o Open Nacional de Patinação Artística, promovido pela Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG). O torneio reuniu mais de 15 atletas e contou com apresentações que abrangeram desde as categorias iniciais até os níveis de alto rendimento homologados pela União Internacional de Patinação (ISU)…. Leia mais »

Ler mais

15/09/2025

Falcões e Ozone decidem Brasileiro 2025 de Hockey no Gelo Masculino

O Campeonato Brasileiro 2025 de Hockey no Gelo Masculino já tem seus dois finalistas. Os times Falcões e Ozone garantiram vaga na decisão após vitórias marcantes nas semifinais disputadas no sábado (13), na Arena Ice Brasil. A decisão deste ano da competição acontecerá entre os dias 12 e 14 de dezembro, em evento que promete… Leia mais »

Ler mais

05/09/2025

Brasil realiza primeiro treinamento do Polo de Desenvolvimento de Luge em Lyon

Atividade contou com quatro jovens atletas, treinador francês Thomas Girod e apoio de Bruno Aguiar Valadão A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) deu um passo histórico para o desenvolvimento do Luge no Brasil. Nesta semana, foi realizado em Lyon (FRA) o primeiro treinamento oficial do Polo de Desenvolvimento de Luge, em parceria com… Leia mais »

Ler mais