HISTÓRICA! Nicole Silveira alcança o melhor resultado dos desportos no gelo do Brasil em Jogos Olímpicos

12 de fevereiro de 2022

Foto: Wander Roberto/@ANOC Olympic

O melhor resultado da história dos desportos no gelo do Brasil foi garantido neste sábado (12). Na primeira edição de Jogos Olímpicos de Inverno da carreira, Nicole Silveira somou o tempo de 4:10.48 após quatro descidas na pista do Yanqing National Sliding Centre, na China, e garantiu o 13º lugar na competição. O resultado foi também o segundo melhor da história do país levando em conta todas participações olímpicas de inverno: Isabel Clark, da neve, foi nona no snowboard em 2006.

Atleta de inúmeros esportes antes de chegar ao skeleton, Nicole só iniciou na modalidade após tentar a classificação para os Jogos de 2018 no bobsled. A curta carreira, porém, não é problema para a brasileira. Extremamente constante, a gaúcha fez quatro boas descidas ao longo de dois dias e conseguiu, assim, acabar à frente de atletas de países com muito mais tradição na modalidade, como China, Canadá, Bélgica e Letônia.

Foto: Alexandre Castello Branco/COB

Para chegar ao 13º lugar histórico foi necessário muito sangue frio. Depois de cair para a 15ª posição na terceira descida, Nicole chegou à quarta competindo apenas com as 20 melhores. Mas dividir a finalíssima com as gigantes do esporte não assustou a brasileira, que aos poucos foi percebendo o top-13 um sonho real.

“Se o meu treinador tivesse me dito, quando eu comecei, que o objetivo era chegar aos Jogos Olímpicos e que terminaria em 13º lugar, na frente de grandes nomes, eu não iria acreditar. Mas vendo o que consegui aprender e fazer aqui, mostra que tenho potencial e muito ainda a aprender. Para as próximas temporadas já estou muito animada e já quero começar de novo”, disse Nicole.

Com um novo ciclo pela frente, Nicole já tem como grande objetivo os Jogos Olímpicos de Milão-Cortina, em 2026. A atleta de 27 anos terá 31 na edição italiana.

Foto: Wander Roberto/@ANOC Olympic

TEMPO DAS DESCIDAS

DESCIDA 1: 1:02.58
DESCIDA 2: 1:02.95
DESCIDA 3: 1.02.55
DESCIDA 4: 1.02.40
TOTAL: 4:10.48

Recomendados:

13/11/2023

Programação: Novembro 2023

Confira as competições do mês com participação de atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.

Ler mais

16/07/2025

Segunda etapa dos Testes de Nivelamento da patinação artística tem início nesta semana

Entre os dias 17 de julho e 26 de agosto, acontece mais uma etapa dos testes de nivelamento da patinação artística para as temporadas 2025/2026 e 2026/2027. A palavra-senha que deve ser dita no início e no final do vídeo enviado para avaliação é: COMPETIÇÃO. O teste deve ser feito por todos os atletas que… Leia mais »

Ler mais

12/07/2025

Natalia Pallu-Neves e Jayin Panesar iniciam preparação para a temporada

Em breve, começam as disputas do circuito internacional da temporada 2025/2026 da patinação artística. Natalia Pallu-Neves e Jayin Panesar querem continuar levando a bandeira brasileira para as principais competições na dança no gelo. Após uma passagem pelo Brasil, a dupla se prepara para a temporada com treinos no Reino Unido e nos Estados Unidos, onde… Leia mais »

Ler mais

11/07/2025

Colaboradores da CBDG participam do Encontro Anual de Atualização de Gestores das Confederações

Entre os dias 7 e 11 de julho, cinco colaboradores da Confederação Brasileira de Desportes do Gelo (CBDG) participaram do Encontro Anual de Atualização de Gestores das Confederações, promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). O evento é uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB). O encontro aconteceu no Centro de Treinamento do COB, no… Leia mais »

Ler mais