HISTÓRICA! Nicole Silveira alcança o melhor resultado dos desportos no gelo do Brasil em Jogos Olímpicos
12 de fevereiro de 2022
Foto: Wander Roberto/@ANOC Olympic
O melhor resultado da história dos desportos no gelo do Brasil foi garantido neste sábado (12). Na primeira edição de Jogos Olímpicos de Inverno da carreira, Nicole Silveira somou o tempo de 4:10.48 após quatro descidas na pista do Yanqing National Sliding Centre, na China, e garantiu o 13º lugar na competição. O resultado foi também o segundo melhor da história do país levando em conta todas participações olímpicas de inverno: Isabel Clark, da neve, foi nona no snowboard em 2006.
Atleta de inúmeros esportes antes de chegar ao skeleton, Nicole só iniciou na modalidade após tentar a classificação para os Jogos de 2018 no bobsled. A curta carreira, porém, não é problema para a brasileira. Extremamente constante, a gaúcha fez quatro boas descidas ao longo de dois dias e conseguiu, assim, acabar à frente de atletas de países com muito mais tradição na modalidade, como China, Canadá, Bélgica e Letônia.

Foto: Alexandre Castello Branco/COB
Para chegar ao 13º lugar histórico foi necessário muito sangue frio. Depois de cair para a 15ª posição na terceira descida, Nicole chegou à quarta competindo apenas com as 20 melhores. Mas dividir a finalíssima com as gigantes do esporte não assustou a brasileira, que aos poucos foi percebendo o top-13 um sonho real.
“Se o meu treinador tivesse me dito, quando eu comecei, que o objetivo era chegar aos Jogos Olímpicos e que terminaria em 13º lugar, na frente de grandes nomes, eu não iria acreditar. Mas vendo o que consegui aprender e fazer aqui, mostra que tenho potencial e muito ainda a aprender. Para as próximas temporadas já estou muito animada e já quero começar de novo”, disse Nicole.
Com um novo ciclo pela frente, Nicole já tem como grande objetivo os Jogos Olímpicos de Milão-Cortina, em 2026. A atleta de 27 anos terá 31 na edição italiana.

Foto: Wander Roberto/@ANOC Olympic
TEMPO DAS DESCIDAS
DESCIDA 1: 1:02.58
DESCIDA 2: 1:02.95
DESCIDA 3: 1.02.55
DESCIDA 4: 1.02.40
TOTAL: 4:10.48
Recomendados:
13/11/2023
Programação: Novembro 2023
Confira as competições do mês com participação de atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.
Ler mais
27/05/2025
CBDG com três representantes em curso do Comitê Paralímpico Brasileiro
A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) participou nesta terça-feira (27) do encerramento do curso de formalização de convênios e prestação de contas do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Foram dois dias de evento, com o primeiro deles na segunda-feira (26), e, em ambos, a entidade máxima dos esportes no Brasil esteve presente com três… Leia mais »
Ler mais
27/05/2025
Brasil participa do Congresso Anual da Federação Internacional de Hockey no Gelo
O hóquei brasileiro segue fortalecendo sua presença no cenário internacional. Emilio Strapasson, presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), e Salvador Ferreira, diretor técnico de hockey da entidade, estiveram em Estocolmo, na Suécia, e participaram do Congresso Anual promovido pela International Ice Hockey Federation (IIHF). O evento aconteceu entre os dias 22 e… Leia mais »
Ler mais