De olho em competições internacionais, Brasil envia promessas do Hockey no Gelo para treinamento na República Tcheca

18 de outubro de 2023

A CBDG enviou 6 jovens entre 16 e 26 anos para uma semana de treinamento intensivo em Benatky nad Jizerou, na República Tcheca, buscando aumentar a base de preparação da equipe brasileira para as competições internacionais à frente, como a IIHF Development Cup. Os atletas, que em sua maioria integravam a equipe campeã brasileira de 2022 na categoria Masculina Principal, foram selecionados por se tratarem de jovens talentos com potencial para atuar como multiplicadores de conhecimento dentro do Brasil. O objetivo é capacitar esses seis jogadores para que se tornem referências capazes elevar o nível do esporte em solo nacional e futuramente instruir novas gerações de praticantes com base no treinamento adquirido.

A grupo é composto por Alan Kenji, Alan Ramirez, Philip Olsen, Enzo Rosolia, Victor Pedroso e Arthur Monastella, e pelo Diretor de Hockey da CBDG, Salvador Ferreira, que acompanha a delegação. Desde a chegada no país no dia 14, o grupo já passou por 8 sessões de treinamento, se dedicando a técnicas como “power skating”, controle de fios, passes, entre outros.

“Inicialmente os treinadores e outros jogadores apenas estranharam a presença de brasileiros na clínica. No entanto, no segundo dia os meninos brasileiros já haviam se tornado a grande atração dos participantes. São duas sessões de gelo por dia, porém os meninos são requisitados a participar sempre que há atividade. A evolução é notória e se espera que, ao retornar ao Brasil, estes jogadores atuem como multiplicadores e repassem à comunidade tudo que aprenderem nesta semana de treino intenso”, disse Salvador Ferreira.

Os rapazes retornam ao Brasil no dia 22, em tempo para o Campeonato Brasileiro Mirim, para o qual alguns deles ainda estão aptos a participar na categoria sub-16.

PARCERIA COM CONFEDERAÇÃO TCHECA DE HOCKEY NO GELO

Durante a missão, a CBDG também formalizou seu acordo de parceria com a Confederação Tcheca de Hockey no Gelo. A cooperação busca fortalecer os laços entre as duas entidades para a capacitação técnica de atletas, treinadores e árbitros e a obtenção de recursos como equipamentos, treinamentos, etc.. A Confederação Brasileira busca também abrir as portas para que multiplicadoras da equipe feminina possam ter oportunidades de capacitação semelhantes no próximo ano.

Recomendados:

13/11/2023

Programação: Novembro 2023

Confira as competições do mês com participação de atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.

Ler mais

14/08/2025

Treinadoras elogiam Seletiva: “Temos atletas prontos para entrar na equipe imediatamente”

A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) concluiu a fase de testes que vai definir o novo integrante da equipe masculina de bobsled do Brasil. Durante dois dias de intensa avaliação no Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR-SP), 21 atletas mostraram força, velocidade e talento diante das treinadoras britânicas Joanne Manning… Leia mais »

Ler mais

13/08/2025

Seletiva Nacional de Bobsled encerra fase de testes com avaliações positivas

A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) concluiu nesta quarta-feira (13) o segundo e último dia de testes da Seletiva Nacional de Bobsled, etapa decisiva que definirá o novo integrante da seleção brasileira da modalidade. A programação começou no período da manhã, com provas voltadas à potência e explosão: saltos horizontais, saltos em distância… Leia mais »

Ler mais

12/08/2025

Primeiro dia de testes da Seletiva Nacional de Bobsled reúne 21 atletas

A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) deu início nesta terça-feira (12) ao primeiro dia de testes da Seletiva Nacional de Bobsled. Ao todo, 21 atletas participaram das avaliações físicas, que vão definir o novo integrante da equipe brasileira da modalidade. As atividades desta etapa inaugural exigiram alto desempenho físico dos competidores, que foram… Leia mais »

Ler mais