CBDG É Convidada para aula “Esporte e Mulher” do curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP)

17 de maio de 2024
Na última semana, A CBDG foi convidada a participar de uma aula na disciplina “Esporte e Mulher”, do curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP) em Limeira – SP. Esta é a primeira vez que a disciplina foi oferecida de modo presencial, e o encontro contou também com a participação de representantes de outras instituições esportivas, como a CBRugby, Desenvolvimento do COB, CBDNeve (CBDN) e CBTênis de Mesa (CBTM). Na ocasião, o Desporto no Gelo foi representado por Mairin Del Corto Motta, responsável pela área de Desenvolvimento da CBDG.
O objetivo da disciplina é contribuir para a formação de cientistas do esporte mais cientes das desigualdades de gênero enfrentadas pelas mulheres (em sua diversidade), assim como capazes de planejar ações que contribuam para a equidade de gênero. A expectativa da disciplina ao convidar a CBDG é conhecer ações já em curso lideradas por entidades responsáveis por gerir o esporte nacional, mostrando o que e como é possível interferir no cenário atual.
A CBDG apresentou as suas ações voltadas para meninas e mulheres nos desportos do gelo, como o IIHF Girls Weekend, as capacitações mensais das colaboradoras da CBDG e também sobre o I Encontro Mulheres no Gelo, evento aprovado pelo segundo Edital do Programa de Desenvolvimento do Esporte Feminino, ação da área de Desenvolvimento Esportivo e a área de Mulher no Esporte do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

A participação da CBDG junto a outras confederações esportivas que trabalham em ações para o desenvolvimento de meninas e mulheres no esporte é extremamente positiva, já que a entidade também está caminhando para o mesmo objetivo. Além de se fazer presente dentro de uma universidade de ponta como a Unicamp, estreitar as relações entre o ambiente científico e o prático pode, futuramente, dar suporte no desenvolvimento de projetos e ações voltados para meninas e mulheres. Em depoimento, Mairin Motta adicionou: “acredito que a nossa participação em uma disciplina tão importante e relevante para a formação de futuros profissionais do esporte e também para a sociedade é extremamente significativa. É um ambiente em que pudemos apresentar as nossas preocupações e ações para que os esportes no gelo sejam praticados cada vez mais por meninas e mulheres, junto com a formação e desenvolvimento das colaboradoras da CBDG.”

Recomendados:

06/10/2025

Torneio Ice Brasil abre corrida do Ranking Nacional de Curling

Torneio Ice Brasil distribuiu os primeiros pontos do Ranking Nacional de Curling 2025

Ler mais

05/10/2025

Eldorado Vipers é campeão do Brasileiro Feminino de Hockey no Gelo 2025

Saindo atrás no placar, o Vipers buscou a virada ainda no segundo período e criou uma margem diante do Ozone para conquistar o título inédito. Rhinos fatura o bronze

Ler mais

05/10/2025

Vipers e Ozone farão a final do Brasileiro Feminino de Hockey no Gelo

Após seis rodadas, Eldorado Vipers e Ozone se classificaram para a final do Campeonato Brasileiro Feminino de Hockey no Gelo 2025

Ler mais