Contagem regressiva para os Jogos de Inverno: vem aí a primeira pista fixa de push

10 de agosto de 2021

Foto: Daniel Sigaki

Passados os Jogos Olímpicos de Tóquio, agora é a vez do Inverno. Em fevereiro de 2022, iniciam em Pequim, na China, os Jogos voltados para a estação mais gelada da temporada. E um marco importante servirá de virada de chave entre os dois eventos. No dia 18 de agosto, às 10h, os atletas da seleção brasileira de bobsled estarão reunidos no Centro de Treinamento Mauro Chekin, em São Caetano do Sul, para treinamentos e para a assinatura do contrato de liberação de espaço para a instalação da primeira pista fixa de push (empurrada) do país.

O local servirá de preparação para a seleção brasileira de bobsled, que esteve nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002, 2006, 2014 e 2018, e também para inclusão, formação e desenvolvimento de novos atletas. Piloto da equipe, Edson Bindilatti é o único que esteve em todas essas quatro edições e pode chegar à quinta, em 2022. Ele é o recordista do país em participações em Jogos Olímpicos de Inverno, ao lado de Jaqueline Mourão.

Projeto de como será o espaço (Imagem: divulgação)

A pista fixa que será utilizada para treinos de push ficará localizada no centro de treinamento, em local próximo ao que hoje está instalada a pista móvel usada para a mesma finalidade. Para Edson Bindilatti, a construção da nova estrutura trará enormes benefícios à equipe. “Nosso time já vem apresentando uma evolução muito grande nas últimas temporadas. Na última edição dos Jogos, tivemos um push melhor que o da China, que havia feito um grande investimento, e que outros países. Nossos resultados também vêm melhorando muito. Tenho certeza que esta pista vai nos proporcionar uma evolução ainda maior e ajudará a formar novos atletas de bobsled”, comentou.

Além de Bindilatti, integram a equipe brasileira os atletas: Edson Martins, Erick Vianna, Rafael Souza, Jefferson Sabino e Luís Henrique Bacca Gonçalves. Gustavo Ferreira, atleta sub-23, também integra o time.

Projeto de como será o espaço (Imagem: divulgação)

Recomendados:

13/11/2023

Programação: Novembro 2023

Confira as competições do mês com participação de atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.

Ler mais

14/08/2025

Treinadoras elogiam Seletiva: “Temos atletas prontos para entrar na equipe imediatamente”

A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) concluiu a fase de testes que vai definir o novo integrante da equipe masculina de bobsled do Brasil. Durante dois dias de intensa avaliação no Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR-SP), 21 atletas mostraram força, velocidade e talento diante das treinadoras britânicas Joanne Manning… Leia mais »

Ler mais

13/08/2025

Seletiva Nacional de Bobsled encerra fase de testes com avaliações positivas

A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) concluiu nesta quarta-feira (13) o segundo e último dia de testes da Seletiva Nacional de Bobsled, etapa decisiva que definirá o novo integrante da seleção brasileira da modalidade. A programação começou no período da manhã, com provas voltadas à potência e explosão: saltos horizontais, saltos em distância… Leia mais »

Ler mais

12/08/2025

Primeiro dia de testes da Seletiva Nacional de Bobsled reúne 21 atletas

A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) deu início nesta terça-feira (12) ao primeiro dia de testes da Seletiva Nacional de Bobsled. Ao todo, 21 atletas participaram das avaliações físicas, que vão definir o novo integrante da equipe brasileira da modalidade. As atividades desta etapa inaugural exigiram alto desempenho físico dos competidores, que foram… Leia mais »

Ler mais