CBDG e COB adquirem trenó 2-man para bobsled brasileiro

14 de fevereiro de 2025
Trenó 2-man Letônia Foto: IBSF

(Foto: IBSF)

Na última quarta-feira (12) a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo junto com o Comitê Olímpico do Brasil fecharam a compra do trenó 2-man de bobsled. Anteriormente, o trenó pertenceu à Letônia, que conquistou diversos bons resultados, como o bronze na etapa de Sigulda da Copa do Mundo.

Para o Diretor Executivo de Esportes Gabriel Karnas, trazer um trenó tão competitivo é uma conquista para o Brasil. “É um passo muito importante, já era uma necessidade bem latente que a gente tinha, de algumas temporadas para cá. É um trenó de primeiríssima qualidade, já tem um histórico de conquistas, de medalhas em Copas do Mundo por outras equipes. Então é um trenó realmente de ponta e a gente está fazendo todo esse esforço para a nossa equipe ter os melhores equipamentos à disposição”, explicou Karnas.

O trenó ficou com o time da Letônia e obteve os melhores resultados na temporada 2021/2022. Na etapa da Copa do Mundo da modalidade, o time letão foi bronze em Sigulda com o mesmo trenó pilotado por Oskars Ķibermanis. Além do pódio, nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022 terminou na nona posição geral e foi quarto colocado em St. Moritz no Campeonato Europeu.

Pelo Brasil, quem vai pilotar o novo trenó é Edson Bindilatti, dono de cinco participações olímpicas no bobsled 4-man e que está em busca de mais uma vez classificar bobsled brasileiro na disputa em Milão e Cortina em 2026.

Trenó 4-man já chegou!

No final de janeiro, o trenó de 4-man do Brasil foi entregue em Lake Placid, nos EUA, onde o time de bobsled brasileiro faz preparação. Mas diferente do 2-man, ele foi fabricado na temporada 2024/2025 e não passou por times anteriores, assim o Brasil vai “estrear” o novo veículo. “A ideia é ter mais resultados expressivos para o Brasil a partir de agora. É muito importante ter um material novo, competitivo, para podermos competir com igualdade com os grandes times. Se a gente quer fazer resultados expressivos em Jogos Olímpicos, a gente precisa ter esses trenós mais atualizados, além da parte técnica e física”, explicou o piloto Edson Bindillati.

Emílio Strapasson, presidente da CBDG, contou como o COB se mobilizou para a obtenção dos trenós. “O COB foi muito generoso conosco, e a nova gestão conseguiu fazer com que a gente tivesse a possibilidade de comprar agora os trenós. O Comitê entendeu a importância e sabe que a gente está prestes a ter um resultado histórico”, contou Strapasson.

“O COB está sempre disposto a atender as necessidades das confederações, principalmente na área técnica. Quando nós entendemos que vai trazer um benefício para o atleta e aumentar a possibilidade de medalha, a gente não tem dúvidas em investir o recurso”, declarou o presidente do Comitê Olímpico do Brasil Marco La Porta.

Recomendados:

13/11/2023

Programação: Novembro 2023

Confira as competições do mês com participação de atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.

Ler mais

11/06/2025

Banner Ice

Ler mais

27/05/2025

CBDG com três representantes em curso do Comitê Paralímpico Brasileiro

A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) participou nesta terça-feira (27) do encerramento do curso de formalização de convênios e prestação de contas do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Foram dois dias de evento, com o primeiro deles na segunda-feira (26), e, em ambos, a entidade máxima dos esportes no Brasil esteve presente com três… Leia mais »

Ler mais

27/05/2025

Brasil participa do Congresso Anual da Federação Internacional de Hockey no Gelo

O hóquei brasileiro segue fortalecendo sua presença no cenário internacional. Emilio Strapasson, presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), e Salvador Ferreira, diretor técnico de hockey da entidade, estiveram em Estocolmo, na Suécia, e participaram do Congresso Anual promovido pela International Ice Hockey Federation (IIHF). O evento aconteceu entre os dias 22 e… Leia mais »

Ler mais