Atletas do Brasil almoçam com Presidente do COI, Thomas Bach: “Lembrarei para sempre”
18 de janeiro de 2024Via COB
Foto: Marina Ziehe/COB
Os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude têm um extenso programa cultural e educativo, que introduz de forma lúdica os jovens atletas de 15 a 18 anos ao Olimpismo e aos Valores Olímpicos, além de sensibilização para questões importantes, tais como os benefícios de um estilo de vida saudável e a luta contra o doping. De acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI), um dos objetivos do evento é inspirar e motivar que os jovens sigam na caminhada esportiva. E uma das ações promovidas pelo COI neste sentido é o encontro do seu Presidente, Thomas Bach, campeão olímpico na esgrima, com os atletas.
Ele esteve na Vila Olímpica da Juventude, em Gangneung, nesta quarta-feira, 17, para conhecer as instalações do local. Entre elas, o refeitório que atenderá os cerca de 1900 atletas, além dos oficiais, durante os 13 dias de competição. Bach almoçou com oito atletas e entre eles estavam dois brasileiros: Caue Miota, do skeleton, e Julia Gentile, do curling.

Foto: Marina Ziehe/COB
“Foi uma experiência muito boa, me senti muito grata por ter sido escolhida como um dos representantes do Brasil nesse almoço. Não fiz nenhuma pergunta, porém ele mencionou que ficou impressionado com a presença do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno. Dissemos que a equipe do Brasil está crescendo cada vez mais. Foi uma experiência incrível e lembrarei desse momento para sempre”, disse Julia.
“O mais importante para os atletas é um bom sono e uma boa comida e todos confirmaram que os quartos são excelentes, que as camas são excelentes e que estão gostando muito da comida”, revelou Bach.

Foto: Marina Ziehe/COB
Um dos mais empolgados com o evento foi Caue. Além de conversar bastante com Bach, que contou diversas piadas, segundo ele, o atleta do skeleton presentou o Presidente do COI com um pin do Brasil.
“Foi uma ótima oportunidade de poder estar representando o Brasil. Me senti bem honrado de estar naquela mesa. Tive a oportunidade de conversar com o presidente e perguntar sobre o início dele no esporte, como foi o caminho olímpico dele. O Presidente atendeu os atletas convidados muito bem, falou com cada um e respondeu cada uma de nossas perguntas. Uma experiência inesquecível”, disse Cauê.
Além dos brasileiros, participaram da ação apenas atletas da Alemanha, Grã-Bretanha, Coreia do Sul e Eslováquia. Bach também circulou por outros áreas como o ginásio do Complexo Esportivo Haera, parte da Universidade Nacional Gangneung Wonju, e os prédios residenciais, onde parou para tirar fotos com a mascote Moongcho e com os voluntários, antes de visitar o Refeitório.
Antes de se retirar do local, Bach deixou um recado para os jovens atletas: “Aproveitem esta experiência dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, que para os jovens atletas é única”, concluiu Bach.

Foto: Marina Ziehe/COB
Recomendados:
13/11/2023
Programação: Novembro 2023
Confira as competições do mês com participação de atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo.
Ler mais
05/09/2025
Brasil realiza primeiro treinamento do Polo de Desenvolvimento de Luge em Lyon
Atividade contou com quatro jovens atletas, treinador francês Thomas Girod e apoio de Bruno Aguiar Valadão A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) deu um passo histórico para o desenvolvimento do Luge no Brasil. Nesta semana, foi realizado em Lyon (FRA) o primeiro treinamento oficial do Polo de Desenvolvimento de Luge, em parceria com… Leia mais »
Ler mais
03/09/2025
Patricia Okada é a nova técnica da seleção brasileira de hockey feminino
A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) anunciou que Patricia Okada, ex-atleta da seleção brasileira de hockey, será a nova técnica da equipe adulta feminina a partir da temporada 2025. A mudança representa um marco importante em sua trajetória, consolidando uma transição de carreira de atleta para treinadora. Patricia já terá uma responsabilidade imediata:… Leia mais »
Ler mais
03/09/2025
CBDG recebe em setembro o ISU Visiting Coach 2025 com Julian Yee. Inscreva-se!
A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), em parceria com a União Internacional de Patinação (ISU), promove pelo segundo ano consecutivo o projeto “ISU Visiting Coach 2025”. A iniciativa, que conta ainda com o apoio de países da América do Sul, será realizada entre os dias 23 e 27 de setembro, no Centro de… Leia mais »
Ler mais