Seletiva Nacional de Bobsled encerra fase de testes com avaliações positivas

13 de agosto de 2025
Atletas, treinadoras e organizadores da CBDG da Seletiva Nacional de Bobsled

Atletas, treinadoras e organizadores da CBDG no encerramento da Seletiva Nacional de Bobsled (Foto: Rafael Zito/CBDG)

A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) concluiu nesta quarta-feira (13) o segundo e último dia de testes da Seletiva Nacional de Bobsled, etapa decisiva que definirá o novo integrante da seleção brasileira da modalidade. A programação começou no período da manhã, com provas voltadas à potência e explosão: saltos horizontais, saltos em distância parado, salto triplo em pé e cinco saltos unipodais com cada perna. Já a tarde, os atletas foram avaliados em exercícios de força, com destaque para o power clean e o snatch bench.

O presidente da CBDG, Emilio Strapasson, acompanhou de perto todas as atividades e destacou o nível técnico apresentado. “Foram muito bons os testes e a gente se surpreendeu com os resultados. Ficamos felizes em ver nossa equipe principal evoluiu demais, com todos melhorando seus tempos e mostrando que estão muito bem preparados para a temporada. Além disso, também pudemos identificar novos potenciais talentos tanto para o bobsled quanto para skeleton”, afirmou o mandatário da entidade.

“A experiência foi muito positiva e a gente vai dar continuidade A partir de agora, oficialmente, lançamos a temporada e, a partir de amanhã (quinta-feira), começamos com os treinos do nosso time oficial. E, em breve, vamos anunciar o atleta selecionado. Foi uma experiência muito positiva e nem todos os candidatos eram de São Paulo, com gente que viajou o Brasil todo para estar conosco. Então, a gente está feliz demais com o resultado”, complettou Emilio Strapasson.

Crescimento do esporte

Integrante da equipe oficial da seleção brasileira. Erick Vianna atualizou seus resultados nos testes da Seletiva de 2025. Ele ressaltou a importância do evento não apenas para medir o próprio desempenho, mas também para motivar novos atletas. “É sempre gratificante fazer parte desse processo, saber como a equipe está como um todo e ver novos atletas também tentando. Não sei exatamente os números, mas acredito que teve mais gente esse ano do que na Seletiva anterior”, disse.

“É legal ver mais gente se interessando pelo bobsled. Acho que os resultados que a gente tem feito acaba trazendo mais conhecimento do que é o esporte e os atletas acabam se interessando mais. Nós nos testamos constantemente, mas a gente é um time e todo mundo tem que estar bem. Sei que sou espelho para muitas pessoas, então sempre me proponho a fazer o meu melhor e a ajudar os novatos porque sei que isso acaba motivando todos eles”, acrescentou Erick Vianna.

Nível melhorou

Uma das responsáveis pela organização das atividades, a analista de esportes da CBDG, Mairin Motta, destacou o trabalho conjunto entre diretoria, coordenação técnica e as treinadoras britânicas Joanne Manning e Nicola Minichiello para alinhar os protocolos e garantir a melhor execução dos testes. “Tenho que trazer aqui que, na verdade, esse trabalho foi muito feito em equipe. Isso passa desde o coordenador de modalidade, o Daniel (Cobra), junto com a diretoria, o Gabriel (Karnas) e o presidente Emílio (Strapasson)”, comentou

“Depois disso, na pontinha aqui, a gente acaba se organizando. Nesse ano, a gente teve algumas diferenças de protocolos de testes e isso foi muito um trabalho junto com as treinadoras. Então, foi toda uma parte de gestão da confederação junto com as treinadoras para alinhar o melhor processo para os testes. Acredito que foi muito positivo e, comparado com a Seletiva do ano passado, aumentamos muito o nível dos atletas. Foi muito legal de ver e acredito que todos se sentiram satisfeitos com os resultados”, concluiu Mairin Motta.

Com as avaliações finalizadas, os atletas agora aguardam o anúncio oficial do novo integrante da seleção brasileira de Bobsled, que será feito na próxima sexta-feira (15) em evento que acontecerá em São Caetano do Sul (SP), a partir das 9h, denominado Seletiva Nacional de Bobsled.

Recomendados:

06/10/2025

Torneio Ice Brasil abre corrida do Ranking Nacional de Curling

Torneio Ice Brasil distribuiu os primeiros pontos do Ranking Nacional de Curling 2025

Ler mais

05/10/2025

Eldorado Vipers é campeão do Brasileiro Feminino de Hockey no Gelo 2025

Saindo atrás no placar, o Vipers buscou a virada ainda no segundo período e criou uma margem diante do Ozone para conquistar o título inédito. Rhinos fatura o bronze

Ler mais

05/10/2025

Vipers e Ozone farão a final do Brasileiro Feminino de Hockey no Gelo

Após seis rodadas, Eldorado Vipers e Ozone se classificaram para a final do Campeonato Brasileiro Feminino de Hockey no Gelo 2025

Ler mais