Brasil fecha primeira participação no Mundial de duplas mistas de curling em cadeira de rodas

14 de março de 2025
Delegação do Brasil no Mundial de Curling em cadeira de rodas

(Foto: Divulgação/CBDG)

Nesta semana, o Brasil participou pela primeira vez do Campeonato Mundial de Duplas Mistas de curling em cadeira de rodas. A prova é uma novidade no programa da modalidade nos Jogos Paralímpicos Milão-Cortina 2026. Vilma Miranda e Jerônimo Gabriel formaram a dupla que representou o Brasil na competição, junto da treinadora Tatiani Garcia.

A dupla do Brasil teve duelos difíceis nos primeiros jogos da competição, enfrentando países tradicionais nos esportes de inverno. Assim, a equipe brasileira perdeu para Noruega (10 a 3) e Estados Unidos (9 a 3) nas duas primeiras rodadas da fase de grupos. Mas na última quinta-feira (13), o Brasil conseguiu sua primeira vitória na história da competição.

No primeiro jogo do dia, um duelo acirrado contra a Finlândia. Vilma Miranda e Jerônimo Gabriel chegaram a abrir 4 a 2 no placar. Mas a dupla finlandesa conseguiu a virada e ganhou o jogo por 6 a 5. Em seguida, o adversário foi o Japão. A dupla asiática fez um ótimo início de partida, abrindo 10 a 1 no placar. Mas os brasileiros não desistiram e, com dois ends praticamente perfeitos, anotaram seis e cinco pontos respectivamente para assumir a liderança do placar. No final, Vilma e Jerônimo venceram por 13 a 11 em um resultado histórico para o curling em cadeira de rodas do Brasil.

Vilma Miranda, Jerônimo Gabriel e a treinadora Tatiani Garcia no Mundial de duplas mistas de curling cr

(Foto: Ansis Ventins/World Curling)

“É um alívio, porque estamos há tanto tempo fora de casa treinando para chegar aqui e poder demonstrar que a gente evoluiu”, afirmou Vilma Miranda após a vitória inédita. “Estamos longe da família, foram dias árduos de treino. Então essa vitória vem para lavar a alma e mostrar que estamos no caminho certo”, completou Jerônimo. Vale lembrar que não foi um adversário qualquer que o Brasil venceu. O Japão cresceu na competição na reta final e acabou conquistando o título, derrotando a Escócia na final.

Nesta sexta-feira (14), o Brasil perdeu por 14 a 1 para a forte dupla da China. O país asiático é uma das potências do curling em cadeira de rodas, levando o ouro nas últimas duas edições dos Jogos Paralímpicos. A dupla do Brasil ainda fez mais um jogo contra a Suíça para fechar sua participação no Mundial de duplas mistas. Vilma e Jerônimo saíram na frente no placar, liderando 2 a 1 após os três primeiros ends. Mas os suíços conseguiram seis pontos em nos dois períodos seguintes para passarem na frente. O Brasil até conseguiu mais três pontos, mas a vitória foi da Suíça por 8 a 5.

Recomendados:

06/10/2025

Torneio Ice Brasil abre corrida do Ranking Nacional de Curling

Torneio Ice Brasil distribuiu os primeiros pontos do Ranking Nacional de Curling 2025

Ler mais

05/10/2025

Eldorado Vipers é campeão do Brasileiro Feminino de Hockey no Gelo 2025

Saindo atrás no placar, o Vipers buscou a virada ainda no segundo período e criou uma margem diante do Ozone para conquistar o título inédito. Rhinos fatura o bronze

Ler mais

05/10/2025

Vipers e Ozone farão a final do Brasileiro Feminino de Hockey no Gelo

Após seis rodadas, Eldorado Vipers e Ozone se classificaram para a final do Campeonato Brasileiro Feminino de Hockey no Gelo 2025

Ler mais